logo-pillar-condominios

Veja algumas dicas para economizar água em casa e em todo o condomínio

Veja-algumas-dicas-para-economizar-água-em-casa-e-em-todo-o-condomínio-1

Economizar água é uma preocupação em todo o mundo e deve ser compreendida como obrigação de todos. E a boa notícia é que atitudes simples do dia a dia podem fazer grande diferença para o meio ambiente e, claro, para o nosso bolso também. Por exemplo, você já avaliou se a lavagem da garagem pode ser menos frequente? Destacamos algumas situações que devem receber atenção especial nos condomínios e trouxemos algumas dicas para que você possa fazer um uso consciente de água dentro de casa.

Vazamentos internos

Alguns vazamentos não são facilmente visíveis e precisam de atenção para serem identificados. Um bom exemplo são as descargas desreguladas. É prudente e recomendável que um bombeiro examine as caixas de todos os apartamentos de um condomínio para identificar possíveis problemas. E não deixe de observar torneiras, boias de caixa d´água e registros. Caso você desconfie que o consumo está mais alto que o normal, recomendamos também os testes da Copasa.

Piscina

A manutenção em piscinas, seja em condomínios ou casas, é fundamental. Além do cuidado com a limpeza, mantê-las cobertas evita perda de água por evaporação e ação do vento. Ou seja, o bom uso da piscina faz dela algo para diversão e lazer, e não para preocupação.

Economizando em casa

Acredite: você pode fazer da sua rotina uma fonte de economia. Veja como:

– Durante o banho, um chuveiro consome, em média, 135 litros de água se ficar aberto durante 15 minutos. Que tal fechar a ducha enquanto você se ensaboa? O consumo pode cair para 45 litros!

– Quando escovamos os dentes, podemos consumir 12 litros de água se a torneira ficar aberta por cinco minutos. A dica para economizar é usar água em um copo para bochechar, o que pode reduzir o consumo para menos que um litro. Isso significa que, durante toda a vida, uma pessoa pode economizar quase 2 milhões de litros de água se escovar os dentes com a torneira fechada durante toda a vida.

– Lava a louça todo dia? É uma oportunidade diária de economizar. A cada 15 minutos de torneira aberta, são consumidos, em média, 117 litros de água. O segredo é passar o detergente em toda a louça antes de abrir a torneira e enxaguá-las juntas depois. O consumo cai para 20 litros.

– Se for lavar frutas e vegetais, use uma bacia e uma escova vegetal em vez de usar torneira.

– Uma torneira pingando gasta 16 mil litros de água por ano. Ao usar, confira se ela ficou bem fechada. Uma outra dica importante é o uso do aerador (ou peneirinha), uma válvula que, ao ser colocada no bico, melhora o fluxo da queda da água sem aumentar a quantidade.

– Vai usar um alimento descongelado? Planeje com pelo menos um dia antes para descongelá-lo na geladeira e evitar o uso de água da torneira.

– Carro limpo é sempre bom, certo? Mas tenha bom senso e lave-o somente quando realmente for necessário. Evite também o uso da mangueira e prefira um balde e pano. Ao fazer essa escolha, o consumo de água cai de 560 para 40 litros, em média. – Você pode usar a água do último enxague da máquina de lavar e da chuva para regar plantas, dar descarga e lavar o quintal ou área de lazer.

Entendemos que as muitas atividades do dia e a falta de tempo tornam esses cuidados mais difíceis. Por isso, tenha sempre o bom senso em mente e valorize a água que temos hoje. Por mais que pareça impossível, ela pode ficar muito escassa.

Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Leia outros artigos:

Siga-nos nas redes sociais: