Síndico(a): herói da vida real

Síndico(a)-herói-da-vida-real-1

No fim de novembro, em comemoração ao Dia do Síndico, enviamos uma homenagem para os nossos clientes (clique aqui para conferir). Recebemos várias respostas, agradecimentos, palavras que exaltam o nosso trabalho, o que nos deixou muito satisfeitos! Mas recebemos também alguns desabafos, como:

“Obrigado, muito complicado!”

“Tô doido para achar outro super-herói”

“Já tô doido pra passar este superposto de síndico para outro!”

Na mensagem que foi enviada, destacamos quatro pontos muito comuns à rotina de um bom síndico:

  • Evitar problemas;
  • Gerenciar conflitos;
  • Buscar o bem-estar de todos;
  • Lidar com as críticas.

Sobre os três primeiros pontos, recomendamos a leitura de outro artigo em nosso blog clicando aqui, específico sobre a função do síndico.

E resolvemos destacar o tópico “lidar com as críticas”, que talvez seja o maior desafio do síndico, o que faz dele um herói. Os tópicos abaixo foram listados para que haja uma reflexão.

Vale destacar que o trabalho do síndico deve sim ser avaliado. Mas, como a nossa experiência de quase duas décadas e centenas de clientes, falamos com tranquilidade que a maioria dos síndicos se esforçam ao máximo para realizar boas gestões.

O síndico é uma função quase sempre voluntária ou consequência de um rodízio ou sorteio

Alguns são síndicos por gosto e paixão por ajudar os outros. Isso precisa ser muito valorizado, pois assumir tamanha responsabilidade por vontade própria já é um grande mérito.

Já outros acabam se tornando síndico como resultado de sorteio ou rodízio. Vamos combinar que não deve ser muito prazeroso exercer uma função como essa por obrigação e sem remuneração.

O síndico não é perfeito

Assim como qualquer ser humano, o síndico erra. Mas o bom síndico erra tentando acertar, ou seja, é preciso compreensão e bom senso para se avaliar uma situação que, aparentemente, não deu certo.

Só quem é síndico sabe das dificuldades e desafios

Quando analisamos situações sem estar passando por ela, temos um enorme risco de tirar conclusões precipitadas. E isso é muito comum quando falamos do trabalho do síndico: só quem está no dia a dia sabe da complexidade que é. Portanto, se você deseja criticar o síndico do seu condomínio, procure saber realmente o que está acontecendo e converse diretamente como ele e com a administradora, evitando a fofoca e boatos.

“Obrigado, mas sem a Pillar tudo seria bem mais difícil”

Essa foi uma das respostas que recebemos e que vale ser destacada: o síndico precisa contar com o apoio da administradora e moradores e nunca achar que precisa estar disponível durante 24 horas.

Temos um artigo que fala exclusivamente sobre esse ponto, clique aqui para conferir!

Você também pode gostar de ler:

Síndico pode receber remuneração?

Impeachment do síndico (ou destituição): é possível?

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *