logo-pillar-condominios

Escorpiões em casas e condomínios: e agora?

escorpião-em-condomínios

Basta alguém falar “escorpião” para sentirmos um arrepio. E não é para menos. Apesar de pouco agressivos, escorpiões são venenosos e têm hábitos noturnos, ou seja, eles se escondem durante o dia e buscam locais quentes, escuros e úmidos, como frestas nas paredes, ralos, sapatos roupas e toalhas. Por isso, as picadas acontecem em situações rotineiras e repentinas, quando eles surgem de calçados, ralos, toalhas, frestas de paredes e até roupas. Moradores de condomínios podem notar a presença de escorpiões, o que costuma causar pânico. Mas tomando algumas medidas preventivas, é possível ter a tranquilidade de volta. Veja as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Como os escorpiões entram nas casas?

Além de materiais de construção, os escorpiões transitam em redes de esgoto sanitário e pluvial, instalações elétricas e de telefone, fosso de elevador e frestas. 

Como eliminar os escorpiões?

Segundo o inciso 10 do artigo 3º da Portaria MS/GM nº 1.172, de 15 de junho de 2004, referente à organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e às atribuições relacionadas à vigilância em saúde, compete ao município o registro, a captura, a apreensão e a eliminação de animais que representem risco à saúde humana, cabendo ao estado a supervisão, acompanhamento e orientações dessas ações. Portanto, caso a presença deles seja percebida, é necessário ligar para 156. 

Não existem produtos químicos com eficácia comprovada contra o escorpião. Ao contrário do que muitos pensam, inseticidas podem desalojá-los, o que aumenta a aparição riscos de picadas. O melhor a fazer é seguir as orientações abaixo:

  • Use telas ou mantenha ralos de pias, tanques e banheiros fechados;
  • Use soleiras nas portas;
  • Não deixe frestas em paredes, muros, pisos, janelas ou portas;
  • Vistorie quintais ou áreas que tenham material de construção;
  • Agite roupas, sapatos e panos úmidos antes de usá-los;
  • Elimine baratas com dedetização, pois elas são o alimento preferido do escorpião;
  • Mantenha caixas de gordura, esgoto e redes elétricas e telefônicas limpas e vedadas;
  • Não mate lagartixas, pois elas são predadoras de escorpião;
  • Não acumule lixo ou entulho;
  • Mantenha camas e berços a, no mínimo, 10 centímetros da parede e não deixe que lençóis toquem o chão.

Alguém foi picado, e agora?

Ao ser picada, a pessoa sentirá fortes dores no local, que pode irradiar por todo o corpo. A área também pode inchar e ficar vermelha, e podem haver sudorese, vômitos, alterações cardiorrespiratórias e agitação. Remédios caseiros e automedicação não são suficientes, pelo contrário, podem ser perigosos. O melhor a fazer é ir para um hospital com máxima urgência ou acionar o SAMU para receber orientações.

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Leia outros artigos:

Siga-nos nas redes sociais: