logo-pillar-condominios

Como a gentileza faz a diferença na convivência no condomínio

Como-a-gentileza-faz-a-diferença-na-convivência-no-condomínio

Você já deve ouvido ou lido a famosa frase “gentileza gera gentileza”. E é a mais pura verdade, porém não tão praticada quanto gostaríamos. Então, nada melhor que falar sobre o assunto na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Gentileza (13/11). Fizemos uma lista para lembrar como a gentileza pode fazer bem para você e seus vizinhos. Veja:

Gentileza nos corredores e áreas comuns

Parece pouco, mas um simples “bom dia” no elevador, uma expressão positiva no rosto ou um ato de ajudar o vizinho a carregar as compras fazem muita diferença e podem mudar o dia de uma pessoa. A médica Kelli Harding, da Universidade de Columbia e autora de um livro sobre o assunto, explica que a gentileza faz bem para o sistema imunológico e a pressão sanguínea, e ajuda as pessoas a viverem mais e melhor. Segundo ela, é uma fonte inesgotável e gratuita de um benefício que pode ser usado sem limites na dose. (Fonte: BBC)

Gentileza no grupo de WhatsApp

Grupo de WhatsApp no condomínio costuma ser um desafio. Inclusive, temos um artigo inteiro dedicado a esse assunto (clique aqui para acessá-lo). Mas, falando especificamente da gentileza, a dica é: tome muito cuidado com a maneira que você vai escrever uma mensagem. Muitas vezes, o texto não expressa o que realmente queremos dizer ou fica no tom pretendido. Há o recurso do áudio, muito utilizado, mas que também requer os mesmos cuidados. Mantenha o uso das palavras mágicas (bom dia, obrigado, por favor etc.), sempre reflita se o assunto é para ser tratado ali ou no privado e, caso haja alguma dúvida sobre o entendimento de qualquer coisa, faça um contato em particular com a pessoa que está conversando para evitar conflitos e mal-entendidos.

Gentileza no cumprimento de regras

Ser gentil também é não parar na vaga do vizinho, evitar barulhos exagerados, manter o prédio limpo e cumprir o Regimento Interno.

Gentileza no relacionamento com o (a) síndico (a)

Ser síndico é uma tarefa desafiadora e nem sempre muito agradável. É muito provável que o síndico ou síndica do seu condomínio está fazendo o melhor que ele (a) pode. Portanto, trate-o (a) com respeito, tenha sempre empatia e procure ajudá-lo (a). Afinal, um condomínio tranquilo depende muito da parceria entre síndico (a) e condôminos.

Gentileza em qualquer lugar

Ser gentil deve ser uma prática não só no condomínio, mas em todo lugar. A Pillar abraça essa causa e “gentileza” passa a ser oficialmente um dos valores da nossa empresa. Deixamos aqui a pergunta: você já foi gentil com ao menos uma pessoa hoje?

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Leia outros artigos:

Siga-nos nas redes sociais: