Como deve ser feita a limpeza de caixa d’água em condomínios?

Como-deve-ser-feita-a-limpeza-de-caixa-d’água-em-condomínios-1

A limpeza da caixa d’água deve ser feita uma vez por ano e o serviço deve ser executado por uma empresa especializada e certificada pela Anvisa. Não é recomendável que conservadoras façam esse tipo de serviço, pois a mesma pessoa que limpa uma caixa de gordura, ao lavar a caixa d’água, pode transportar bactérias para a água que o condomínio irá usar. A caixa d’água deve ser higienizada por uma equipe exclusiva, com equipamento e produtos químicos adequados.

Quanto custa a limpeza da caixa d’água?

O valor pode variar de acordo com a região e acesso a caixa d’água e empresa escolhida para a execução do serviço.

De quem é a responsabilidade da limpeza da caixa d’água?

A administradora de condomínios pode indicar empresas especializadas ou indicar fornecedores de confiança para que o síndico avalie a melhor opção. Por se tratar de “manutenção periódica”, o síndico deverá providenciar o serviço.

Quanto tempo é preciso para a execução do serviço de limpeza de caixa d’água?

A limpeza da caixa d’água demora, em média, de uma a duas horas. Quando um condomínio possui mais de uma caixa, o abastecimento não precisa ser interrompido totalmente durante a execução do procedimento, pois, enquanto uma caixa é limpa, a outra pode continuar ativa normalmente. Quando o condomínio possui apenas uma caixa, o abastecimento é interrompido durante duas a três horas enquanto a execução dos serviços é realizada.

O que é usado na limpeza da caixa d’água?

As caixas em condomínio geralmente são maiores que cinco mil litros. A limpeza é feita com hidro jateamento e aplicação de cloro em pastilha efervescente, que possui a dosagem indicada para cada tamanho de caixa. 

portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 da ANVISA (clique aqui para acessar a portaria na íntegra) estabelece os procedimentos de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano, definindo os limites saudáveis de informações químicas da água. Por isso, dê preferência para empresas que, ao fazerem a limpeza, enviem posteriormente a análise da água para o síndico. Isso garante que o serviço foi bem feito e, claro, que a água está na qualidade esperada. 

Conclusão

Fique atento se a limpeza da caixa d’água do seu condomínio está sendo feita com a periodicidade recomendada e por empresas especializadas. Se a água do seu condomínio não estiver totalmente apta para uso, você e a sua família está correndo sérios riscos relacionados à saúde.

Tem alguma dúvida? Use os comentários!

Você também pode gostar de ler:

Veja algumas dicas para economizar água em casa e em todo o condomínio

Entenda a diferença entre administradora e conservadora de condomínios

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *