Você sabia que um dos grandes desafios do nosso planeta é absorver e reciclar o lixo que produzimos? Por isso, colaborar com a coleta seletiva, embalar o lixo com segurança e seguir as orientações de recolhimento do condomínio são maneiras para cada pessoa ajudar o meio ambiente. Listamos os pontos que precisam ser observados nos condomínios para evitar que o lixo seja um problema.
Coleta seletiva
As lixeiras de coleta seletiva são fundamentais para separar o tipo de lixo e orientar os moradores no momento do descarte e os responsáveis pela coleta. Mas, para o processo funcionar de maneira eficiente, os moradores do condomínio precisam ser informados da coleta seletiva para que a separação comece em cada apartamento. E a informação precisa vir acompanhada de conscientização. Cada morador precisa entender a importância da coleta seletiva para praticá-la no dia a dia.
Locais de descarte no condomínio precisam ser bem sinalizados e indicados
O local de recolhimento do lixo em condomínios varia de acordo com muitos fatores, como tamanho do prédio e estrutura. Alguns possuem um local único, em outros há pontos distribuídos por blocos ou andares e, em condomínios menores, a coleta é por meio de um cesto pequeno na rua em que o próprio morador leva o seu lixo para descarte. Independentemente de como seja onde você mora, o importante é que o lixo seja armazenado no local destinado para a coleta. Muitos condomínios enfrentam um problema que poderia ser eliminado com bom senso e educação: moradores que colocam o lixo na porta de casa, nos corredores ou áreas comuns do prédio. Isso espalha sujeira, cheiro ruim e atrai insetos.
Cuidado com a embalagem do lixo
Ao juntar o lixo para descarte, é preciso ter atenção com a embalagem. Inevitavelmente, o lixo gera odores e vazamentos. Embale o lixo da sua casa com todo cuidado possível para não poluir o ambiente. Quando há coleta seletiva, é preciso que os moradores passem água nas embalagens e deixem escorrer antes de separá-las, pois, como a coleta não acontece diariamente, o lixo parado pode causar mau cheiro e até bichos (larvas) nas embalagens.
Atenção para os dias de coleta
Em alguns condomínios, o local de descarte do lixo tem espaço limitado e precisa de organização para não se tornar um problema. Fique atento aos dias de coleta de lixo na sua cidade e organize-se para separar o lixo nos dias correspondentes. Os moradores que insistem em colocar o lixo fora dos dias estipulados pelas prefeituras contribuem para a desorganização e sujeiras nas lixeiras dos condomínios, pois os catadores abrem os sacos de lixos e deixam o local sujo e com resíduos espalhados, causando transtorno e desconforto para os colaboradores da limpeza dos prédios.
Nunca despeje gordura na pia e confira se o condomínio tem um coletor
Após usar óleo de cozinha, limpe as panelas com um guardanapo ou coloque o material usado em uma garrafa e leve-as para um posto de coleta ou coletor do condomínio. Descartar óleo na pia pode causar entupimento das caixas de gordura e da prumada (canal embutido em vigas, colunas ou lajes para passagem de fiações e/ou tubulação), pois o óleo velho se solidifica e fica duro como pedra. Saiba mais lendo o nosso artigo sobre limpeza de caixas de gordura.
Lixo organizado mantém o ambiente limpo e saudável
Um condomínio limpo é melhor para se viver por motivos que, por mais óbvios que pareçam, é bom que sejam lembrados:
- O ambiente fica mais agradável e cheiroso;
- O lugar atrai menos insetos e animais indesejados;
- Evita contaminações causadas por sujeira em excesso.
Você também pode gostar de ler:
O que é caixa de gordura e como ela deve ser limpa
Como deve ser feita a limpeza em caixas d`águas em condomínios?
Entenda por que condomínios não podem contratar diaristas para serviços de limpeza
Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.