O que é caixa de gordura e como ela deve ser limpa

O-que-é-caixa-de-gordura-e-como-ela-deve-ser-limpa-1

caixa de gordura é um reservatório instalado entre a pia da cozinha e a rede de esgoto e a função dela é separar a água dos resíduos de gordura vindos da louça. Ela possui um sistema capaz de separar a gordura e direcionar a água para o esgoto.

De acordo com a norma NBR 8160 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a caixa de gordura pode ser de concreto, alvenaria ou PVC e deve estar de acordo com os seguintes pontos:

  • Ter fácil acesso;
  • Possuir rigorosa vedação para evitar trânsito de insetos e entrada de animais pequenos e água da chuva;
  • Fazer ligações apenas entre tubulações de pias;

Apresentar as medidas padrão de 60 centímetros de diâmetro interno, 07 centímetros de distância entre a parte final do septo e o fundo, 35 centímetros de submersão do sifão e medida DN 100 para o diâmetro nominal da tubulação da saída.

Como é feita a limpeza da caixa de gordura em condomínio

As caixas de gordura em condomínios ficam no subterrâneo e, para limpá-las, é necessário contar com uma empresa especializada ou com a conservadora. O procedimento de limpeza é fundamental, pois impede que óleo e gordura vegetal se acumulem no subsolo, fiquem podres e resultem em entupimentos, mau cheiro, escoamento lento e transbordamento de água. Outra consequência grave da falta de higienização da caixa de gordura é o aparecimento de insetos, sobretudo baratas. E por serem predadores de baratas, escorpiões também podem ser atraídos.

Para lavar as caixas de gordura, usa-se material desinfetante. O prazo médio da execução da limpeza é de três meses, mas podem haver variações de acordo com o tamanho da caixa. O síndico deve ter isso muito bem alinhado com a conservadora.

Observação: Caixa de gordura não é a mesma coisa de caixa de esgoto. Caixas de esgotos não passam por nenhum processo de higienização, pois funcionam em um sistema conhecido como caixa seca.

Como evitar problemas na caixa de gordura no dia a dia

Veja algumas dicas para evitar mau cheiro dentro de casa causado pela caixa de gordura:

– Após usar óleo de cozinha, limpe as panelas com um guardanapo ou coloque o material usado em uma garrafa e leve-as para um posto de coleta. Descartar óleo na pia pode causar entupimento das caixas de gordura e da prumada (canal embutido em vigas, colunas ou lajes para passagem de fiações e/ou tubulação), pois o óleo velho se solidifica e fica duro como pedra;
– Evite que restos de comida desçam pelo ralo da pia para evitar mau cheiro na sua casa e use sifões sanfonados. Alimentos em decomposição geram gases que causam os odores ruins;
– O sifão precisa fazer o formato de uma ferradura e não pode ficar reto. Isso faz com que a água parada na parte baixa do sifão impeça o retorno de gases e, assim, evita que o mau cheiro exale para dentro de casa.

Não descuide!

A limpeza da caixa de gordura é algo que não pode ser esquecido. As consequências podem ser graves, inclusive para a saúde das pessoas. Por isso, síndicos e moradores não devem descuidar, nunca!

Você também pode gostar de ler:

Como deve ser feita a limpeza de caixas d’águas em condomínios?

Entenda por que condomínios não podem contratar diaristas para serviços de limpeza

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *