Como deve ser feita escolha do síndico e da administradora em um condomínio novo

Como-deve-ser-feita-escolha-do-síndico-e-da-administradora-em-um-condomínio-novo

Você acaba de se mudar para um condomínio recém-construído. A expectativa dos novos moradores é grande. Afinal, um novo apartamento significa a realização de um sonho, uma grande mudança ou uma nova conquista. E como o condomínio deve escolher o primeiro síndico e a administradora?

Antes de tudo, é importante esclarecer que um síndico precisa ser eleito, e nunca indicado, segundo o Código Civil (artigo 1.374). Portanto, quando um condomínio é entregue, é necessária a realização de uma assembleia para a eleição do novo síndico, mesmo que, na prática, já exista alguém desempenhando a função.

E como é o processo de contratação da administradora de condomínios para novos prédios?

Após a entrega do condomínio, a construtora pode indicar uma administradora, mas a escolha deve ser confirmada pelos condôminos. E quando não há essa indicação, os condôminos devem se reunir e escolher a administradora / conservadora. Ou seja, a escolha é sempre feita por meio de assembleia.

E como avaliar a administradora de condomínios indicada?

A escolha da administradora é um passo de fundamental importância para o condomínio. O fato dela ter sido indicada pelo construtor não isenta o condomínio de avaliar, com cuidado, a qualidade e idoneidade da empresa a ser votada na assembleia. Caso haja alguma insegurança ou incerteza, vale a pena pesquisar outras opções. Já escrevemos um artigo sobre o que deve considerar ao contratar uma administradora de condomínios (clique aqui para ler o texto). Recomendamos a leitura!

Conte com a administradora de condomínios, sempre!

Como todo início, os primeiros meses de um condomínio serão de adaptação, dúvidas e muitas novidades. Por isso, é muito importante que o síndico seja uma pessoa motivada e, a administradora, uma empresa preparada para dar todo o suporte necessário. Quem faz um condomínio são as pessoas, ou seja, uma boa administração, a ausência de conflitos e a tranquilidade no dia a dia dependem da cooperação de todos: condôminos, síndico e prestadores de serviço.

Tem alguma dúvida? Comente!

Você também deve gostar de ler:

Assembleias em condomínios: como elas devem ser realizadas, organizadas e divulgadas

Síndico e admnistradora: entenda a função de cada um no condomínio

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *