O seu navegador não suporta JavaScript!


Impeachment do síndico (ou destituição): é possível?

 

Vamos supor que o síndico do seu condomínio esteja sendo questionado e alguns condôminos estão falando em impeachment. Isso é possível? É legal? Se sim, por quais motivos? 

Listamos as perguntas e respostas mais frequentes sobre o assunto. Confira!

 

Um síndico pode sofrer impeachment (ou ser destituído)?

 O termo correto, segundo a legislação, é "destituição". Portanto, um síndico pode ser destituído em situações específicas explicadas abaixo.

 

Quais são os motivos para uma destituição?

A destituição é a medida correta prevista no Código Civil somente usada em casos extremos como: irregularidades na administração (falta de prestação de contas, por exemplo); não administrar convenientemente  o condomínio; deixar de contratar o seguro predial, respondendo civilmente pela omissão (artigo 1348) do Código Civil.

 

Como organizar um processo de destituição ou impeachment do Síndico? 

Se o síndico deixar de convocar a assembleia quando solicitado, 25% (1/4) dos condôminos poderá fazê-lo. A destituição será confirmada caso haja essa quantidade de votos a favor.

 

 

Como é feita a sucessão?

A sucessão poderá ser feita pelo subsíndico ou uma assembleia deverá ser convocada para nova eleição, pois o subsíndico não é obrigado a assumir a função em definitivo. Se o caso for decidido pelo judiciário, fica a critério do juiz nomear outro condômino.

 

Estou insatisfeito com o síndico e gostaria de saber se ele pode ser destituído, mas não sei onde buscar as informações. Como fazer?

Busque orientações com a administradora, pois ela pode, inclusive, checar as informações em relação à gestão do síndico para identificar se há algo errado. É importante, também, que todos os condôminos conheçam o Regimento Interno, a Convenção de Condomínio, participe das reuniões e acompanhem o trabalho que está sendo feito. Assim, até mesmo os questionamentos ganham mais credibilidade E vale o alerta: a função do síndico é complexa e requer dedicação. Antes de questionar ou reclamar, informe-se sobre o que está sendo feito, pois a destituição é uma opção extrema.

 

Ainda tem alguma dúvida? Use os comentários ou nos envie uma mensagem cicando aqui.

 

Você também pode gostar de ler:

Síndico e Administradora: entenda a função de cada um no condomínio

Síndico pode receber remuneração?

Entenda a diferença (e importância) entre Convenção de Condomínio e Regulamento Interno

 

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias.

 

Não perca nenhuma postagem