O seu navegador não suporta JavaScript!


O que você tem feito para ser um bom vizinho?

 

Podemos dizer, com muita segurança, que o condomínio dos sonhos é um lugar onde tudo funciona e as palavras “problema” e “conflito” não existem. Todos os vizinhos se respeitam, a convivência é perfeita e o síndico tem 100% de índice de aprovação.

Sabe onde esse condomínio dos sonhos está? Apenas na nossa imaginação, pois ele não existe. Mas, com a colaboração de todos, o seu condomínio pode ser um lugar muito próximo do ideal. Antes de querer um bom condomínio, você tem sido um bom vizinho? Separamos alguns pontos para reflexão que, se observados, a vida de todos à sua volta vai melhorar muito.

Respeite os horários de silêncio e tenha bom senso sempre

Em quase todos os condomínios, as reclamações mais constantes são referentes a barulho. Por isso, sempre tome cuidado. E vale uma observação: não é porque está durante o dia que o barulho pode ser deliberado ou sem limite. Tenha bom senso em qualquer situação. Barulho não é apenas som alto. Conversar alto na garagem, escadas e elevador, andar de salto dentro de casa e fazer obras fora do horário estabelecido incomoda muito!

Mantenha as áreas comuns do condomínio limpas

Você também gosta de um ambiente limpo? Então colabore com a limpeza do seu condomínio. Por mais que o trabalho dos profissionais responsáveis pela tarefa seja feito com excelência, evitar que as áreas comuns do prédio fiquem sujas é um dever de todos. Ambiente limpo é um lugar mais agradável.

Respeite as regras da garagem do condomínio

Além de estacionar o carro somente na vaga que é sua, preocupe-se em ocupar a vaga sem atrapalhar quem for manobrar um veículo em locais próximos. Você evita esbarrões entre os carros, facilita a vida e otimiza o tempo de todos. Se o seu condomínio possui vagas presas, ou seja, aquelas que inevitavelmente prendem outro veículo, avalie se você vai sair outra vez no mesmo dia ou se o seu carro ficará mais tempo parado. Se esse for o caso, você pode deixar a vaga livre para outra pessoa.

 

 

Evite a fofoca no condomínio e em todo lugar

Lembra de quando você era criança e brincava de telefone sem fio? A divertida brincadeira, na verdade, ensina sobre algo muito grave e que acontece em todas as fases da vida: a fofoca. Caso você ouça falar alguma coisa sobre o condomínio, tenha dúvidas sobre informações ou queira esclarecer alguma dúvida, procure o síndico, subsíndicos ou a administradora. Assim, você evita que notícias distorcidas, inventadas ou mal compreendidas influenciem suas decisões ou percepções.

Participe das reuniões de condomínios

Todo mundo quer um lugar bom para morar ou trabalhar, certo? Mas todos são ativos nas decisões do condomínio? Participar das reuniões é fundamental para você acompanhar, fiscalizar e cobrar a administração e contribuir para melhorias no dia a dia. Lembrando que a assembleia é o foro máximo para tomada de decisões, ou seja, o órgão deliberativo mais importante do condomínio. Veja o artigo que escrevemos sobre esse assunto clicando aqui!

Pague a taxa de condomínio em dia

Sabemos que o país está em crise e que uma dificuldade financeira, infelizmente, acontece. Mas organize-se para manter as principais contas em dia, inclusive a taxa de condomínio. A inadimplência é prejudicial a todos os condôminos. Se a situação apertou, procure a administração e informe-se sobre possibilidades de negociação.

Conheça o Regimento Interno e Convenção de Condomínio

A Convenção de Condomínio é o contrato normativo do condomínio previsto pela Lei do Condomínio. Já o Regimento Interno é o conjunto de normas que devem ser seguidas por todos que habitam nas unidades. Ele apresenta as normas de convivência dentro do condomínio bem como as penalizações em caso de violação das regras.

Escrevemos um artigo explicando em detalhes o que são e a diferença dos dois conceitos - clique aqui para ler!

Ambos são indispensáveis para o condomínio e devem ser conhecidos por todos, e não só pelo síndico. Se as orientações neles contidas forem seguidas, naturalmente o condomínio se tornará um lugar melhor para morar ou trabalhar.

 

Quer dar a usa opinião? Use os comentários!

 

Você também deve gostar de ler:

Síndico e Administradora: entenda a função de cada um

Posso ter um cachorro ou outro animal de estimação em meu apartamento?

Nove dicas para manter o condomínio seguro

 

Este conteúdo é de propriedade da Pillar e foi produzido para ajudar a todos que têm interesse em questões relacionadas à gestão de condomínio. Por isso, fique à vontade para compartilhar, mas não se esqueça de citar a fonte, caso queria reproduzir o conteúdo em outras mídias. 

 

Não perca nenhuma postagem